A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, realiza, nesta quarta (31) e quinta-feira (1º), ações estaduais móveis do Programa Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e São Lourenço do Piauí. A atividade envolve prefeituras, Secretarias de Assistência Social, representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), sindicatos de trabalhadores rurais e agentes sociais. Atualmente, o Piauí é o terceiro estado que mais resgata trabalhadores em situação análoga a escravidão e é o 1° da região Nordeste com índices de aliciamento e práticas da neoescravidão.
Segundo a coordenadora de Apoio a Pessoas Resgatadas da Sasc, Ana Cristina Martins, esta ação tem como objetivo socializar as políticas sociais na proteção básica desse grupo vulnerável com os gestores dos municípios com maiores índices de tráfico de pessoas para fins de mão de obra escrava, além de promover o diálogo das instituições locais e organizações da sociedade civil no diagnóstico desses trabalhadores e direcionar políticas públicas a eles no enfrentamento em nível municipal.
“O reforço da ação móvel é conseguir que todos os municípios realizem o maior número de redes de apoio às vítimas resgatadas em conjunto aos órgãos de fiscalização e repressão em atendimento especializado pela assistência social, saúde e políticas de trabalho decente a trabalhadores resgatados”, explica Ana Cristina.
A coordenadora informa ainda que a ação contará com a presença do procurador regional do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Edno Moura. E é ele que coordena as operações de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão no Piauí e que vai dialogar sobre a atuação dos entes municipais ao detectar ações desta natureza seja municipal ou advindas de outros estados.
A ação móvel contará ainda com agentes territoriais da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), onde haverá um momento na escuta da realidade local e oferta de programas produtivos e cursos profissionalizantes de acordo com a realidade territorial dos municípios.
A equipe se deslocará também a Bom Jesus do Piauí, onde pretende realizar um planejamento com a prefeitura do município para ocorrência de ações nesse sentido.
Serviço:
Ações estaduais móveis do Programa Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno
1º de junho – São Lourenço do Piauí
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço – Bairro Três Marias
Horário: 9h