O secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, José Santana, está em Campina Grande (PB) participando do Encontro Regional: O Marco Legal da Primeira Infância e os Desafios para a Intersetorialidade, que teve início, nesta quarta-feira (25).

O encontro está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania e tem como objetivo estimular o debate sobre a temática da Intersetorialidade nas políticas de primeira infância e desafios enfrentados tanto na esfera federal, quanto nas atuações estaduais e municipais, ao implementar-se as referidas políticas públicas.

Juntamente com o secretário da Sasc também estão participando deste momento os secretários Municipais de Assistência Social das cidades de Campo Maior (PI) e Coivaras (PI), a diretora da Proteção Social Básica e coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz,  Antônia Araújo Moura, a gerente de Política para Primeira Infância, Karina Raquel Sampaio, multiplicadoras do PCF/Sasc e representantes do Comitê Estadual do PCF/PI.

Em 2016, o Estado do Piauí sancionou a Lei Estadual da Primeira Infância, Lei n 7.295/2019, com políticas integradas e intersetoriais, estando na Sasc a coordenação do Programa Criança Feliz, prestando apoio técnico, capacitações e monitoramento aos 204 municípios do Estado. O Programa presta atendimento a 37.603 pessoas, 4.066 gestantes e 33.336 crianças de até três anos e 201 crianças com BPC de até seis anos.

“O Programa Criança Feliz conta com a união de esforços das esferas nacional, estadual e municipais. No Piauí temos equipes comprometidas em garantir sempre os melhores serviços para gestante e crianças”, disse o secretário José Santana.

Para gestão e coordenação Estadual, participar do Encontro Regional Nordeste reafirma o compromisso de toda a Sasc com a pauta da primeira infância.