A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), com o objetivo de dar mais celeridade e otimizar as suas ações, definiu como prioridade, nesses cinco primeiros meses de gestão, o aprimoramento da Gestão da Assistência Social. Para tanto, elegeu três eixos a serem destacados: capacitações e treinamento, monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e cofinanciamento estadual dos serviços e benefícios.
Por meio da realização de capacitações e treinamentos (Eixo 1), a Sasc possibilitou a capacitação para operadores do cadastro único, formando 11 turmas de abril a maio, com a qualificação de 275 técnicos no curso de operadores do Cadastro Único.
A Sasc realizou ainda seminários virtuais para orientações e atualizações para técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) sobre serviços e programas, como o Criança Feliz, Bolsa Família e Cadastro Único, com o alcance de cerca de 450 técnicos e gestores. Além de um seminário que discutiu o Cadastro Único e o novo Bolsa Família. O evento, que foi realizado de forma presencial, no mês de maio, teve a participação de mais de 500 gestores e técnicos da assistência social.
Por meio do Monitoramento do Suas (Eixo 2), a Sasc atuou junto aos técnicos municipais para garantir o conhecimento e legislação necessários para a excelência da gestão, organização dos fundos, execução dos programas, projetos e preenchimento dos sistemas. Nesse período de cinco meses, 20 municípios já foram visitados.
Com o cofinanciamento estadual dos serviços e benefícios (Eixo 3), 180 municípios receberam recursos que totalizaram o montante de R$ 1.500.000,00.
Segundo a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, a meta da Sasc é contribuir com apoio técnico e financeiro às gestões dos 224 municípios. “A secretária Regina Sousa destaca que o governador Rafael Fonteles colocou o cofinanciamento como pauta prioritária em seu governo e que todos os trâmites estão sendo organizados para termos um financiamento regular e sistemático na assistência social. A Sasc com a nova gestão contribuirá cada vez mais para a qualidade dos serviços prestados à população piauiense em seus municípios”, reforça Janaína Mapurunga.