A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou no dia 22 de abril, no município de São João da Serra, distante 130 Km de Teresina, o Projeto Cidadania Ativa. Mais de 200 pessoas foram atendidas pela equipe de Proteção Social Básica da Sasc, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Sistema Nacional de Empregos (Sine) e Defensoria Pública do Estado.
A gerente dos Programas Socioassistenciais da Sasc, Silvana Ramos, explica que o Projeto Cidadania Ativa tem como principal objetivo incluir o cidadão, garantindo o acesso a serviços diversos: “Ele oferece atualmente oficina de beleza, que é a inclusão de pessoas que nunca tiveram acesso a serviços como: corte de cabelo, esmaltação, limpeza de pele, penteados, além do acesso a documentos civis, com identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento”, reforça a gerente.
No município de São João da Serra foram oferecidos à população, os serviços de oficina da beleza, verificação de pressão arterial, orientações nutricionais além de expedição da carteira de trabalho e RG (Registro Geral).
“Como o projeto já existe a algum tempo, as prefeituras já solicitam os serviços, nós oferecemos até mesmo o fotógrafo para tirar as fotos dos documentos para pessoas que não têm acesso, basta que a prefeitura solicite”, finaliza Silvana.