A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza reunião técnica com o tema “Discutindo o Racismo Estrutural na Sociedade Brasileira”, nesta terça-feira (14), às 15h, por meio de videoconferência.

O secretário da Sasc, Zé Santana, e a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, farão a abertura oficial e em seguida a discussão será mediada pela superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.

Durante a reunião será realizada uma palestra com o professor doutor da UFPI, Solimar Oliveira, e um debate que terá a participação de Sônia Terra, do Instituto Ayabás; Assunção Aguiar, diretora de Igualdade Racial da Sasc; Carlos Alberto Pereira, superintendente da Seduc, e Cláudio Melo, também da Seduc.

Foram convidados para participar da reunião técnicos de Cras, Creas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e demais profissionais interessados na temática. Serão abordados assuntos relevantes ligados ao público, tais como: racismo na sociedade atual e o enfrentamento às práticas discriminatórias.

Para participar do encontro, é preciso seguir as orientações abaixo:

A atividade ocorrerá pela ferramenta Cisco Webex Meetings conforme informações enviadas via WhatsApp.

1. Fazer a inscrição no e-mail direitoshumanos@sasc.pi.gov.br, enviando nome, telefone e órgão que representa. O link para a videoconferência será enviado assim que for feita a inscrição.

2. Solicita-se que o link não seja compartilhado em grupos de WhatsApp devido ao limite da quantidade de acessos permitidos. Nesse sentido, cada unidade de Cras, Creas e GRE contarão com número máximo de 1 acesso, que ficam sob sua gestão. (Assim poderão contemplar assessores e/ou coordenadores)

3. O link estará disponível a partir das 15h (horário de Brasília), no dia 14 de julho;

4. Ao entrar na sala, é solicitado que seja desabilitado o áudio e habilitado somente no momento de fala (objetivo de evitar inconsistências na ferramenta);

5. Ao entrar na sala, utilizar o chat para identificar-se com nome completo e instituição.