Técnicos da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria da Proteção Social Básica, da Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), estiveram, nesta quinta-feira (1º), no município de Valença. O objetivo da visita foi conseguir a adesão de gestores e técnicos da Assistência Social Municipal para o Programa Busca Ativa da Sasc/Cartão PRO Social.

Durante o encontro, os técnicos da Sasc explicaram aos gestores sobre a importância da atualização cadastral (Cadunico), sobre o perfil das famílias a serem visitadas na Busca Ativa e sobre o acordo de cooperação e plano de trabalho a ser firmado entre Sasc e Secretarias Municipais de Assistência Social.

O secretário da Sasc, Zé Santana, explica que a iniciativa visa identificar e beneficiar famílias pobres ainda não contempladas com programas de transferência de renda.

O programa, uma demanda da Vice-governadoria, está sendo desenvolvido pela Sasc, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria da Proteção Social Básica e tem como parceiros, nesse momento de mobilização, a Secretaria do Planejamento, (Seplan), Secretaria do Governo (Segov-Supris), além da Vice-governadoria.

Para a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, o programa fortalece as ações da Assistência Social nos municípios. “Com o envolvimento de todos, encontraremos pessoas extremamente vulneráveis e poderemos realizar a inclusão desse público ainda desassistido, contribuindo assim com a inclusão social em todo o estado”, diz.

 

No período de 21 de junho a 1º de julho, foram visitados pelo Programa Busca Ativa da Sasc, os municípios de Beneditinos, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Pedro II, Capitão de Campos, Isaías Coelho, Simplício Mendes, Campinas, Valença, Inhuma, Novo Oriente, Lagoa do Sítio, Parnaguá, Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Baixa Grande do Ribeiro, Guadalupe, Ribeiro Gonçalves, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Floriano, Picos, Jaicós, Paulistana.

Fonte: Ascom Sasc