A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC realiza, nos dias 26 e 27 de outubro, no município de Batalha, a 2ª Edição da Feira Sabores & Saberes. A primeira Edição foi realizada em Paulistana. A feira é uma realização das Sasc, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF, os movimentos sociais, comunidades tradicionais e quilombolas, sindicato e poder público municipal.
De acordo com a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, a feira visa incentivar e dar visibilidade aos produtores, criando espaços para divulgação e potencialização das atividades locais. “O objetivo da feira é fortalecer a produção da agricultura familiar quilombola na região. Nós temos a intenção de dar visibilidade a todos os produtos, não somente para a comunidade e as pessoas da cidade, mas também para os municípios em torno de Batalha, para que possam ser consumidos não só por quem vive nas comunidades”, diz Assunção.
Assunção também destaca que as comunidades têm uma produção fantástica do ponto de vista da piscicultura, suinocultura, galinha caipira, produção de feijão, milho. “São produções que não fazem o uso de agrotóxico, então é comida saudável”, explica ela.
A feira também tem o papel de incentivar a produção cultural na região. “Para além da parte produtiva, também tem a parte cultural. A gente busca incentivar, dentro da feira, a produção artística dessas comunidades, as danças, os grupos culturais, que sempre encontramos”, completa a superintendente da Sasc.