Técnicas da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) estão realizando Busca Ativa e capacitando gestores e técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social- Cras nos municípios para atuação no Programa Piauí Acolhe. Durante as primeiras semanas do mês de maio foram visitados os municípios de Paulistana, Acauã, Campo Maior, Jatobá do Piauí e Altos.
O Programa Piauí Acolhe tem por objetivo localizar e pagar um benefício de R$ 500 a crianças que perderam os pais para a Covid 19. Desde o início do Programa, em outubro de 2021, já foram cadastrados, através de Busca Ativa no Piauí mais 15 órfãos que perderam um ou os dois pais.
A Assistente Social da Sasc, Camila Nogueira, explica que as capacitações são importantes para sensibilizar os técnicos e tirar as principais dúvidas sobre quem direito ao benefício e quais os documentos necessários. Segundo ela, os requisitos para receber o auxílio são a família de origem ou a família que acolhe receber até três salários mínimos, os órfãos terem menos que 18 anos, residirem no Piauí a mais de um ano, não obrigatoriamente sendo piauiense.
Uma das principais dificuldades para inclusão das crianças no cadastro, segundo Camila, é a comprovação através de Certidão de Óbito que a morte dos pais se deu por conta da Covid 19. “Muitos órfãos já foram beneficiados por meio do aditivo a Lei 7.611, que estende o benefício a quem perdeu apenas um dos pais, ainda assim é difícil pois muitas famílias no interior não buscaram a comprovação da causa da morte do parente”, finaliza.