O superintendente do Desenvolvimento Econômico da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), Tiago Patrício, esteve em Fortaleza (CE), na última quinta-feira (17), para apresentar proposta e buscar informações para entrar com a solicitação de instalação de Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), a ser instalado pela Companhia Porto PI, no Polo Empresarial em Picos (PI).
O encontro contou com o superintendente da Receita Federal do Ceará, Wilmar de Souza, o presidente da Comissão de Alfandegamentos, Jesus Ferreira. Além da diretora de Unidade de Indústria da SDE, Olga Bezerra; a assessora jurídica da Cia Porto PI, Carina Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Chaguinha.
O Redex é um Recinto de Exportação não-alfandegado de Uso Público, destinado à movimentação de mercadorias para exportação, sob controle da fiscalização aduaneira. Este recinto pode estar localizado no estabelecimento do próprio exportador ou em endereço específico para uso comum de vários exportadores.
De acordo com o superintendente, Tiago Patrício, o Redex atenderá as regiões que exportam mel, frutas e grãos. “A proposta foi mostrar todas as providências tomadas pela SDE e a Cia Porto PI, para que o Piauí avance e aumente sua produtividade, tanto nas exportações, quanto nas importações. Então, para otimizarmos as exportações, o Redex atenderá a cidade de Picos e Oeiras com mel, castanha e carnaúba; frutas em Guadalupe e São João do Piauí, e a soja no Extremo Sul do Estado, Bom Jesus, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro” explicou o superintendente.
O projeto do Redex Picos foi apresentado pela equipe da SDE e Cia Porto PI para a Comissão de Alfandegamento da Receita Federal e a próxima etapa é a construção do prédio.
Na ocasião, a comitiva visitou o Porto do Mucuripe que deverá fazer o despacho de containers oriundo do Redex.