A Secretaria de Estado da Administração (Sead) adquiriu uma nova tecnologia de levantamento topográfico para auxiliar na avaliação dos imóveis que compõem o patrimônio do Estado. Trata-se de um Sistema de GPS moderno e de alta precisão, conhecido como GNSS RTK. A novidade tem como objetivo otimizar o processo de medição de perímetros e área dos imóveis pertencentes ao Estado, proporcionando maior exatidão e confiabilidade aos dados coletados.
Para o uso da nova tecnologia, foi realizado, nesta quinta-feira (31), um treinamento para os arquitetos e engenheiros da Sead onde foi demonstrado o funcionamento do equipamento e como passará a ser utilizado nas vistorias. De acordo com Ana Letícia, diretora de patrimônio da Sead, a expectativa é que o novo sistema contribua para agilizar esses processos, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.
“Com esse novo GPS, vamos ter melhor precisão e celeridade nas medições dos imóveis e fazer todas as medições com melhor precisão. Além de proporcionar uma medição mais confiável, a nova ferramenta facilitará o trabalho dos servidores envolvidos diretamente na administração e gestão dos imóveis”, explicou a diretora.
O GNSS RTK é um receptor de GPS que utiliza tecnologia avançada para obter informações altamente precisas sobre a localização geográfica de um objeto. Ele permite medições em tempo real, com margem de erro mínima, tornando-se extremamente útil na determinação das dimensões exatas de terrenos e edificações.