Para medir o grau de satisfação do cidadão no uso dos serviços presenciais e digitais ofertados pelo Governo do Estado, será implantado o Avalie!, um plano de gestão de avaliação da qualidade e satisfação dos serviços públicos. O programa tem o objetivo de permitir que se possa identificar oportunidades de melhoria e a percepção dos usuários sobre a qualidade do que é ofertado. A ideia é iniciar pela Secretaria da Administração (Sead) e posteriormente expandir para os outros órgãos.

Para tanto, foi realizada, nesta quarta-feira (7), um Bootcamp, que é uma capacitação de gestores para produção de instrumentos necessários à implementação do programa de avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados pela Sead. Durante todo o dia, os superintendentes e diretores da secretaria participaram de oficinas e atividades integradoras para a construção das novas diretrizes institucionais do órgão e do programa Avalie!.

Secretário apresentando o Avalie! durante a capacitação

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, fez a apresentação do programa e destacou que vai ajudar na garantia de um trabalho eficiente. “Essa é uma ação que faz parte de nossas metas de trabalho. É um instrumento muito importante, pois vai nos dizer se estamos no caminho certo e, principalmente, apontar onde podemos melhorar como um órgão que oferta serviços tanto para os servidores do Governo do Estado, como para a população em geral”, explicou.

O Avalie! será aplicado com avaliação em duas etapas, uma voltada para o cidadão que poderá avaliar por meio de totens, aplicativo, pop up nos sites e whatsapp. A outra é o autodiagnóstico, onde a Sead disponibilizará questionário online para realização da autoavaliação pelas unidades quanto ao nível de qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Também serão realizadas oficinas setoriais para promover a cultura da autoavaliação nos órgãos da administração direta e indireta do Estado.

Conforme explica Lucas Lopes, diretor de Gestão por Resultados da Sead, o programa também é uma forma de incentivar as demais secretarias a buscarem a melhoria constante dos serviços oferecidos à sociedade. “Vamos proporcionar às unidades dados e  informações que servirão para a criação de políticas públicas que tornarão os serviços mais ágeis e com melhor qualidade, bem como reconhecer e valorizar aqueles cujo desempenho é satisfatório”, finalizou.