A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) apoia diversas ações e entidades que têm trabalhos voltados para o empoderamento feminino, incluindo a geração de emprego e renda, capacitações e o combate à violência contra as mulheres na zona urbana e rural. Uma dessas entidades é a União de Mulheres de Batalha (UMB).

Criada há 33 anos, a entidade tem como objetivo promover o empoderamento feminino, aumentar a geração de emprego e renda por meio de projetos, buscar por políticas públicas para mulheres e incentivar uma maior participação do público feminino em ações da sociedade. Ao longo da historia, a UMB conta com parceiros no município e no estado, e têm se efetivado com uma das maiores entidades de mulheres com atuação em diversas áreas.

Socorro Silva, tesoureira e atuante na área cultural e de formação permanente da UMB, destaca a importância das ações realizadas pela entidade. “Esse trabalho é muito importante, pois contribui para o fortalecimento da luta das mulheres, da autoestima, empoderamento e independência financeira das mulheres. Eu me sinto muito feliz por contribuir e ser parte atuante dessa história de luta e conquistas”, ressalta a integrante da instituição. Ela diz ainda que a UMB é referência em nível de estado por ser uma entidade respeitada e que tem contribuído para inúmeras conquistas de muitas mulheres no município.

A União de Mulheres de Batalha é beneficiada com diversas ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, entre elas estão os projetos produtivos, como a criação de galinhas, hortas comunitárias e quintal agroecológico, além de ser contemplada com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), kits de irrigação e apoio na realização de feiras com grupos de mulheres.

A presidente da UMB, Edgania de Oliveira (Jane), destaca a importância de receber alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. “Nossa entidade foi beneficiada com produtos da agricultura familiar. Com essa contribuição, vamos poder ajudar muitas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social. Elas vão receber esses produtos para que possam amenizar a fome das famílias, principalmente das crianças. Para nós da União de Mulheres é uma grande felicidade ser beneficiada com esses alimentos”, ressaltou Jane.

Outras ações

As ações da União de Mulheres de Batalha também envolvem a produção cultural, como é o caso do Ponto de Cultura Nossas Raízes, que já profissionalizou vários adolescentes e jovens com oficinas de musica, literatura e artesanato.

Outra ação importante foi a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a Coordenadoria Municipal de Mulheres, realização de seminário e a contribuição para o fortalecimento de grupos como Pastoral da Criança, associação de moradores e sindicatos.

As reuniões são realizadas uma vez por mês, onde são abordados temas que as mulheres possam discutir dentro do contexto atual. Atualmente são mais de 300 mulheres associadas, e que são beneficiadas com os projetos e ações.