A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu mais um curso, nesta quarta-feira (20), para internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Ao todo, 15 reeducandos do regime semiaberto foram contemplados para o curso de Combate a incêndio florestal.
O gerente adjunto da Colônia Agrícola, Reginaldo Ribeiro, destaca a importância de oportunizar cursos profissionalizantes para os reeducandos do sistema penitenciário e afirma que, após a finalização do curso, os internos irão colocar em prática o que aprenderam dentro da unidade penal. O objetivo é criar um grupo de combate a pequenos incêndios na área que abrange a Major César.
“Nós estamos muito empolgados com o recebimento desse curso. Surgiu a ideia da criação de uma brigada de incêndio composta por internos, que ficará sediada na Major César. O grupo dará atenção à área da Colônia Agrícola, onde no verão é muito propício a pequenos incêndios, como também na Reserva Florestal dos Palmares, localizada ao lado da unidade penal e que já sofreu muito nos verões passados”, disse.
Ainda segundo o gerente adjunto, na próxima semana, mais 15 internos participarão do curso de segurança no trabalho para o meio rural, também promovido pela Secretaria da Justiça e o Senar. Ao final das aulas, os reeducandos receberão certificados e diminuição de pena. Além desta parceria, a Sejus também oferta cursos em diversas áreas, por intermédio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tribunal de Justiça e Sebrae.