A final do 1º campeonato de futsal da Penitenciária Regional de Oeiras foi realizada, nessa quarta-feira (19). O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, esteve presente e entregou aos reeducandos medalhas e troféus pela participação no torneio. Entre as premiações, estavam o de melhor artilheiro, melhor jogador em quadra, jogador revelação e gol mais bonito. O campeonato ocorreu em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de Oeiras.
Para Carlos Edilson, o espírito esportivo dos internos foi o grande destaque do campeonato. “Os detentos participaram de maneira educada e positiva. O importante é a integração e participação ativa e tranquila dos reeducandos. É um comportamento que precisamos enaltecer”, conta o gestor.
Na solenidade ocorreu, ainda, a entrega do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), bem como a certificação aos internos que concluíram o curso de artesanato em feltro, realizado em parceria com a Fundão Dom Edilberto, a Pastoral Carcerária e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Segundo o diretor da Penitenciária, Elves Dias, foram 11 reeducandos aprovados no Enem e sete no Encceja. “Buscamos projetos que contribuam para a ressocialização. Nosso trabalho é fazer com que eles possam ter condições de voltar para a sociedade, para sua família e que tenham oportunidade de construir uma nova vida lá fora”, diz o gestor.
Aprovado no Enem e no Encceja, o reeducando Alessandro Bezerra acredita que a dedicação é fundamental para quem busca a transformação. “Estou buscando me ressocializar e me capacitar para que, quando eu sair daqui, tenha uma chance no mercado de trabalho. Quero mostrar que sou uma pessoa diferente. Sei que quando focamos no nosso objetivo e nosso potencial conseguimos superar nós mesmos”, conclui Bezerra.