O Governo do Estado lançou, nessa terça-feira (30), a campanha Blitz da Cidadania LGBTQIA+. A ação tem a participação de diversos órgãos e participaram do lançamento representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Diretoria de Defesa Social (DDS); da Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres), Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE), Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPtrans) e Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira.
A diretora de Defesa Social da SSP, coronel Elizete Lima, destacou que a campanha compreende várias ações que serão realizadas na capital e no interior do estado, com o objetivo de levar informações e, consequentemente, reduzir a violência contra o público LGBTQIA+.
“Nossos agentes de segurança, em conjunto com outras instituições do governo, irão atuar diretamente com esse público. Trabalhamos a prevenção por meio da informação, porque muitas pessoas da população LGBTQIA+ são alvos de violência, por meio de palavras, gestos e comportamentos, que poderiam ser evitados, se as mesmas tivessem sido educadas para respeitar as diferenças. Por isso, acreditamos que, por meio desse trabalho, vamos reduzir essas ações”, explicou Elizete Lima.
A coordenadora de Proteção de Direitos LGBTQIA+ da SSP, Leonna Osternes, falou sobre a importância da retomada do Grupo de Convivência de Travestis e Transexuais, que irá funcionar no Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, localizado no Centro Administrativo, zona sul de Teresina.
“Essa retomada do centro é muito importante, principalmente agora com essa nova coordenação de políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança. Dessa forma, podemos dizer que essa ação levará mais segurança para esse público-alvo. Vamos, por meio da blitz, percorrer vários pontos de prostituição, levando informações sobre como se prevenir, vamos distribuir preservativos e verificar como essas pessoas estão sendo tratadas pelos profissionais da Segurança Pública”, pontuou a coordenadora.
Para a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, a campanha Blitz da Cidadania LGBTQIA+ reafirma o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado com a finalidade de promover a valorização das diversidades e dos direitos humanos.