A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou, nessa quarta-feira (29), da homenagem às mulheres que atuam nas forças de segurança do estado, no 1° Congresso das Mulheres Policiais, com autoridades da segurança e Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência contra a Mulher.

A secretária pontou a participação feminina no enfrentamento à violência contra a mulher ” Hoje, é um marco na segurança e para as mulheres, porque estamos vendo um auditório lotado de mulheres que contribuem para o enfrentamento à violência. Sabemos que onde tem a presença da mulher tem as pautas da mulher. A segurança é um lugar que ainda tem poucas mulheres, mas estamos avançando e, cada vez mais, conquistando o nosso espaço. São essas mulheres que cotidianamente contribuem para salvar a vida de outras mulheres “, destacou a gestora.

O delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, pontuou que as instituições policiais tem uma presença forte das mulheres, mas compreende que é preciso avançar e ter um número maior de mulheres. “Queremos as mulheres ocupando os cargos de liderança na segurança, pois todas que adentram à instituição são competentíssimas e este evento mostra que, além da homenagem a elas, reconhecemos que entregam um trabalho de extrema importância para a sociedade” , explicou o delegado.

Para a delegada Bruna Fontenele, que esteve à frente da organização do evento, o encontro viabiliza a troca de conhecimento entre as mulheres que compõem os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

“O mês de março é voltado para as mulheres e hoje no congresso o foco são as mulheres policiais. Nosso intuito é que elas consigam absorver tudo que está sendo exposto por meio das palestras e que possam levar para sua vida profissional e pessoal. Quem ganha com isso, sem dúvidas, é a sociedade”, disse a delegada.