A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, reuniu-se, nessa sexta-feira (15), com representantes de entidades comunitárias do município de Parnaíba. O objetivo foi fazer uma avaliação das etapas já concluídas do Programa de Orçamento Participativo (OPA) na cidade.

O município que teve 21 propostas eleitas para serem executadas no ano de 2024 foi um dos pioneiros na implantação do programa. Laçado em maio deste ano, o OPA previa R$ 10 milhões para Parnaíba, porém o Governo do Estado liberou mais R$ 1,6 milhão para a cidade.

 

Para Núbia Lopes, esse é um momento de escutar as lideranças que participaram do processo, para que a próxima edição do programa seja ainda melhor. “Tivemos um bom resultado das associações comunitárias, lideranças e movimentos que se engajaram no processo do OPA, tanto em Teresina quanto aqui em Parnaíba, e estivemos aqui para ouvir as lideranças que participaram do processo e tiveram suas propostas aprovadas. Ficamos bastante felizes e satisfeitos com a avaliação e o engajamento de todas as comunidades. Agora é usar essas análises para melhorar cada vez mais o programa”, destacou a gestora.

O programa é a primeira experiência de democracia digital no estado e contou com engajamento e participação dos bairros e comunidades. As votações, encerradas no dia 18 de agosto, totalizaram 52.532 votos, que elegeram 88 propostas para compor o orçamento anual. Mais de 200 entidades de bairros participaram, mobilizando mais de 50 mil pessoas na fase de votação.

 

Entre as propostas eleitas estão a construção de sistema de abastecimento de água; galeria; calçamento; pavimentação asfáltica e polo de artesanato. A Associação Beneficente Crianças e Jovens um Passo para o Futuro, da Comunidade Vazantinha, foi uma das entidades que tiveram as propostas aprovadas.

De acordo com o presidente dessa associação, a obra é muito esperada por todos da comunidade. “Graça a deus nossa proposta foi aprovada, pois todos necessitam. Estamos muito contentes com essa obra que será realizada em nossa comunidade, que com certeza vai gerar emprego e renda para as famílias da comunidade e principalmente melhorando a vida da comunidade.  Só temos a agradecer ao governo do estado, à secretária Núbia que esteve sempre presente com a gente e a toda a equipe envolvida nesse importante trabalho”, destacou o morador.

Para a presidente da Associação de Amigos Moradores do Portinho, que será contemplada com a obra de pavimentação asfáltica, falou da importância da obra para as famílias da comunidade. ” Há anos que agente lula por essa pavimentação e agora conseguimos. O OPA  veio trazer essa força para nossa comunidade lutar e se manter unida e, assim, conseguir os votos para aprovar essa importante obra” destacou a representante.