A abertura do encontro estadual para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 acontecerá nesta segunda-feira (10) . A atividade será realizada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre os dias 10 e 12 de julho, no Blue Tree Tower Rio Poty.

A Secretária de Estado das Relações Sociais (SERES) está realizando a mobilização e a expectativa é receber 600 pessoas, vindas de todos os 12 territórios do Piauí.  O PPA é um instrumento legal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas dos próximos quatro anos. O documento traça um plano de médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do gestor do poder Executivo eleito.

A Secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou a importância da participação popular na construção do PPA. “Participamos da mobilização dos conselhos estaduais e municipais, sociedade civil organizada  que tem interesse em participar desse importante momento.  A participação social nesta plenária é essencial para que cada território seja ouvido, por meio das suas lideranças, dos movimentos sociais, que estarão presentes no encontro. O objetivo é escutar a população para que a gente possa fazer o planejamento para os próximos quatro anos,  de maneira a destinar os recursos para obras, serviços e políticas públicas que beneficiem as pessoas que mais precisam”, destacou a gestora.

O encontro contará com oficinas participativas sobre os eixos temáticos do PPA, na manhã e tarde do dia 11 (terça-feira), e manhã do dia 12 de julho (quarta). As oficinas serão momentos de discutir temas como educação inclusiva e de qualidade; saúde e bem-estar; redução das desigualdades; mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos; justiça e segurança.

10/07 –Abertura (credenciamento a partir das 16h; solenidade às 18h30)

11/07 – Oficinas temáticas (manhã e tarde)

12/07 – Oficinas temáticas (manhã)

Blue Tree Tower Rio Poty (Teresina-PI).