A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, reuniu-se, na manhã da última segunda-feira (16), com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO/ UFPI), Raimundo Lenilde de Araújo. O encontro marcou o início das tratativas entre a Semar e a UFPI para um possível convênio tendo a formação continuada dos profissionais da Semar como principal objetivo.
“A intenção é trazer o conhecimento que é produzido na academia, para o dia a dia da Semar e levar para a academia o que é produzido aqui. A Semar é uma secretaria que produz um grande conhecimento na área de meio ambiente, seja no georreferenciamento, na área de recursos hídricos ou na própria geografia”, explica a secretária. “Essa troca de conhecimento é o que estamos buscando por meio de parcerias tanto com a UFPI quanto com o IFPI. Esses convênios vão trazer qualificação para ambas as partes, tendo em vista que o corpo técnico da Semar é riquíssimo quando se trata de conhecimento técnico na área ambiental. São profissionais que lidam todos os dias com a área”, acrescenta.
A proposta é que o convênio deva assegurar a oferta de vagas em cursos oferecidos pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, para servidores da Semar. Formar recursos humanos bem qualificados eficientes para superar os desafios de gestão está entre as prioridades da secretaria.