As novas diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal foram apresentadas, nessa terça-feira (9), em Brasília, em encontro com gestores estaduais promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou do evento que também teve a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e da secretária nacional da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos.
Rejane Tavares explicou que foram apresentadas as novas diretrizes do programa, que atua na aquisição de produtos da agricultura familiar e os direciona para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Foram discutidas as novas diretrizes, com destaque para os detalhes sobre o processo de aprovação dos projetos junto aos órgãos de fiscalização do estado, deixando muito claro que o PAA não é uma licitação, mas sim uma modalidade de compra que adquire produtos da agricultura familiar para entrega simultânea às populações em situação de vulnerabilidade, por meio de entidades que trabalham com estas populações”, explicou a secretária.
Rejane Tavares também participou de uma reunião com o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Jefferson Coriteac, em que foi discutido um projeto para valorizar a juventude no campo.
“Discutimos com ele a possibilidade de um projeto de valorização dos jovens do campo por meio das escolas de famílias agrícolas e das escolas agrotécnicas do Estado. A proposta foi muito bem aceita e deveremos apresentar o projeto mais detalhado na próxima semana”, frisou a gestora.
A secretária segue em Brasília, nesta quarta-feira (10), onde deverá participar de reuniões com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e de outros eventos de interesse da agricultura familiar no Piauí.