A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), entregou, nessa terça-feira (22), certificados de microempreendedor individual para reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos.

Ao todo, são 15 detentos capacitados para administrarem seus próprios negócios quando saírem do sistema penitenciário. De acordo com a diretora de Humanização da Sejus, Jurema Chaves, a profissionalização é realizada em parceria com a Seduc desde 2017, e já oportunizou a formação profissional de muitos reeducandos e reeducandas.

“É um projeto que tem gerado muitos benefícios para as pessoas que estão privadas de liberdade. São cursos que, talvez, eles não teriam oportunidade de ter acesso fora do sistema penitenciário. Além de garantir o direito à diminuição de pena, eles sairão da unidade penal capacitados e prontos para serem inseridos na sociedade”, disse.

A coordenadora adjunta do Projeto Novos Caminhos da Seduc, Maria Aparecida Franco, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias e comemorou mais uma turma profissionalizada. “É um momento de muita gratidão. É o momento que colhemos os frutos que plantamos ao longo do processo. Temos mais seis turmas que iremos finalizar até setembro deste ano, nas quais teremos mais detentos qualificados para o mercado de trabalho”, completou

Para o reeducando da Colônia Agrícola, Adão de Sousa, o projeto é uma oportunidade para que ele e os colegas que estão privados de liberdade possam recomeçar suas vidas de uma forma digna.

“O caminho da liberdade começa pela educação. A educação é que nos leva a ter conhecimento para colocarmos em prática tudo o que aprendemos. É a oportunidade para que tenhamos uma vida melhor, recomeçar e progredir. Quero aproveitar para agradecer por esta oportunidade que nos foi dada”, finalizou.