O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, reuniu, nesta quarta-feira (20), gerentes das unidades prisionais da grande Teresina, que participarão da última revisão do Enem PLL 2019, para discutir e alinhar as diretrizes antes do evento, que acontece neste sábado (23), na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. A ação é uma parceria entre a Sejus e a Secretaria de Educação.
A Coordenadora de Ensino da Sejus, Jussyara Valente, conta que a expectativa é de que 250 reeducandos assistam às aulas. “Os reeducandos estão empolgados. Temos 522 detentos inscritos no Enem PPL esse ano. A cada ano, tanto o número de inscritos quanto o de aprovados aumentam. Contamos com todo o apoio dos diretores que estão empenhados em fazer com que os internos tenham acesso não só à revisão, mas também à prova, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro”, diz.
Para o diretor de inteligência da Sejus, delegado Charles Pessoa, a revisão é mais um passo nas políticas de reinserção social dos reeducandos. “Nos reunimos com os gerentes das unidades prisionais da grande Teresina e discutimos, dentre as pautas, a segurança no evento, para que a revisão aconteça de forma organizada e possamos atingir o objetivo maior, que é proporcionar mais uma política de ressocialização para os detentos”, afirma.
Carlos Edilson fala da importância do evento. “Já alinhamos toda a logística de deslocamento dos reeducandos para essa grande revisão. O Piauí é referência nacional no que diz respeito a educação prisional, já são mais de 700 internos estudando nas unidades penais do estado. Esse evento irá preparar os reeducandos e será um incentivo a mais para que permaneçam empenhados em agregar conhecimento”, afirma.
EDUCAÇÃO PRISIONAL
Cerca de 40% dos detentos do sistema prisional piauiense estão envolvidos em atividades educacionais. Além da revisão, outros programas de ensino são aplicados nas unidades penais do estado, como o Canal de Educação, Projovem Urbano, EJA, Encceja, abrangendo todo o sistema penitenciário do Piauí.