O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (19), com a superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança do Estado, delegada Eugênia Villa, para discutir os avanços na política de gestão de riscos.

A delegada explica que estão sendo avaliadas as características dos presídios para, posteriormente, serem adotados protocolos de baixo, alto e médio risco para cada unidade penal. “Viemos dialogar sobre as visitas que estamos realizando nas unidades, na qual conversamos com os diretores e elaboramos nossas percepções. Estamos realizando oficinas com o objetivo de promover a integração entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Segurança, para que possamos desenhar protocolos integrados envolvendo toda essa gama de profissionais”, diz Eugênia.

Segundo Carlos Edilson, o projeto é inovador e transformará o sistema prisional do estado. “O projeto contribuirá de forma significativa para o sistema penitenciário do Piauí, e será referência no país. Estamos abertos ao diálogo, e recebemos com alegria o sistema de gestão de riscos”, conta.

 

Sistema de Gestão de Risco
A avaliação de detentos no sistema prisional do Piauí já foi concluída na Casa de Detenção Provisória Cap. Carlos José Gomes de Assis, em Altos, na Penitenciária Feminina de Teresina, e está sendo finalizada na Penitenciária Regional Irmão Guido.

A ação é prevista na lei, sancionada pelo Governador Wellington Dias, no mês de julho, que institui o Sistema de Gestão Integrada de Riscos nas unidades penais do estado.

O Sistema é feito através da identificação biométrica, registro fotográfico, impressões digitais e assinatura, constituindo uma base de dados que irá auxiliar na avaliação de detentos de acordo com o seu grau de periculosidade. No Piauí, cerca de 900 detentos já foram biometrizados.