O Governo do Piauí começa as articulações para implantação do Orçamento Participativo (OPA) em Parnaíba. Nesta sexta-feira (19), o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, cumpre agenda no município, reunindo-se com autoridades políticas locais para disseminação da nova política de inserção do povo no orçamento público anual.

O Orçamento Participativo (OPA) foi lançado para todo o Piauí na última segunda-feira, 15, em solenidade no Palácio de Karnak, em Teresina, com a presença de lideranças comunitárias. No próximo dia 25, o governador Rafael Fonteles vai estar em Parnaíba, expandindo o instrumento de democracia digital para a segunda maior cidade do estado.

“Essa visita prévia é para conversar com vereadores, deputados, autoridades políticas e também lideranças comunitárias, a fim de disseminar o OPA”, explicou Washington Bonfim. “Parte da equipe técnica da Seplan também estará presente no nosso ponto de apoio, na sede da Sefaz, sendo o ponto focal para a comunidade de Parnaíba ter acesso às informações do programa”, ressaltou o secretário.

O OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos. Todo o ciclo acontece de forma digital, através do Colab – uma plataforma online por onde as entidades representativas poderão cadastrar as propostas prioritárias para seus bairros ou comunidades. Após análise de viabilidade dos órgãos competentes do Governo do Estado, as propostas ficarão disponíveis no site e aplicativo para votação popular. Qualquer cidadão com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá participar desta etapa. As propostas eleitas serão avaliadas e adequadas pelas Secretarias de Estado para compor o Orçamento Anual.

Mais informações: http://www.seplan.pi.gov.br/noticia.php?id=1072