Com a presença de mais de 500 estudantes, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou nesta sexta-feira (15) da revisão do Novo Pré-Enem e Pré-Saeb em Uruçuí, a 439 km de distância da capital Teresina. A revisão aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral Cícero Coelho, das 8h às 13h.
Com o lema “Quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem”, o gestor destacou o trabalho que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem desenvolvendo para preparar os estudantes para as avaliações externas. “Nós estamos fortalecendo a preparação dos estudantes com essa ação especial que é a revisão Pré-Enem e Pré-Saeb, colocando a preparação para o Saeb juntamente com as revisões para o Enem. O Saeb demonstra o nosso resultado educacional do Piauí dentro do cenário nacional, por isso estamos focando também nessa preparação. Os estudantes podem contar com essas ações para melhorar as suas condições pedagógicas”, reforçou Bandeira.
Dentre as ações para acelerar a aprendizagem, o secretário destacou a universalização das escolas de Tempo Integral, o Programa de Recomposição da Aprendizagem, Seduc Tec, Oportunidade Jovem, Seduc Olímpica e fez questão de ouvir estudantes medalhistas do Torneio de Matemática.
A medalhista de prata do Torneio de Matemática e estudante da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Escolar Irapuá, localizada no município de Sebastião Leal, Marina de Araújo Brito, participou da revisão e incentivou os estudantes a focar nos estudos para alcançar seus objetivos. “Para mim o conhecimento é a chave para tudo. Se você tem um sonho, mesmo com todas as dificuldades, nunca desista porque tudo é possível. Tudo que você almeja para o seu futuro, você pode conseguir, basta ter esforço, dedicação e comprometimento. Tudo isso que tem sido proporcionado para todos nós pela Seduc vai auxiliar para que lá na frente possamos olhar para trás e dizer que conseguimos. Iremos conseguir ser aprovados para honrar a nossa escola, a nossa GRE, a Seduc e, principalmente, realizaremos os nossos sonhos para podermos ser o que desejamos ser no futuro”, disse a jovem.
Na oportunidade, a estudante da Unidade Escolar Irapuá e medalhista de prata do Torneio de Matemática, Sara Mateus dos Santos, destacou a sua experiência na Jornada Especial da Matemática, uma das iniciativas da Seduc para preparar os estudantes para olimpíadas da área de Matemática. “Passamos uma semana em Teresina, onde tivemos aulas maravilhosas e professores excelentes. Foi uma experiência incrível e única”, afirma a estudante.
Para o estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Patrício Franco e presidente do grêmio estudantil, João Vitor, é a primeira vez que ele fará o Enem e a revisão tem auxiliado na sua preparação. “Estou muito feliz por estar aqui hoje tendo essa oportunidade de assistir a essas aulas. Essa revisão serviu para que eu pudesse tirar muitas dúvidas que eu tinha sobre o Enem e ressaltou várias matérias das quais eu gosto muito”, conta.
“É com muita alegria que sediamos esse grandioso evento para os nossos alunos, para que eles possam se sentir mais motivados para fazer esses dois exames que são de extrema importância para a escola e para os seus aprendizados. Conseguimos alcançar um grande público com todos os municípios jurisdicionados presentes”, declarou a diretora do CETI Cícero Coelho, Maria do Amparo Araújo.
O secretário também conversou com cerca de 40 professores de português e matemática que participaram da capacitação do Mais Formação. “Estamos trabalhando para alcançar nossa meta que é avançar no Ideb e para isso estamos aumentando as avaliações, recompondo aprendizagem dos estudantes, mas é fundamental também investir na formação dos nossos professores, incentivando a análise dos dados educacionais, novas abordagens, técnicas e conhecimentos. Nessas formações os docentes têm a oportunidade de melhorar seus planos de aula, articular novas estratégias e refletir sobre caminhos diferentes para lidar com os desafios da sala de aula e as dificuldades de cada estudante, tudo baseado em dados e evidências”, ressaltou o secretário.
A revisão em Uruçuí contou com a participação de nove escolas da 11ª Gerência Regional de Educação (GRE), dos municípios de Sebastião Leal, Bertolínia, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Antônio Almeida. As próximas paradas da caravana Novo Pré-Enem e Pré-Saeb serão Oeiras e Valença.