Os secretários de Turismo dos estados do nordeste se reuniram nessa quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Ceará, para  discutir ações e estratégias voltadas para impulsionar o turismo da região. A principal delas é formar um produto turístico único, composto pelos 9 estados, para promover a região e competir com grandes destinos paradisíacos do mundo.

“Temos muito potencial isoladamente, se nos unirmos, podemos dar um salto grande e concorrer com destinos como o Caribe, por exemplo. Somos fortes e, juntos, podemos ter mais força para pleitearmos verbas e ações junto ao Governo Federal, por exemplo”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Além da marca unificada, Nordestinos Unidos Pelo Turismo, foram discutidos pontos como a aviação regional e os subsídios para fortalecer o setor, puxado principalmente por Ceará e Bahia. Os dois estados ficaram responsáveis de montar um projeto para buscar apoio junto ao Governo Federal. Também houve um momento de planejamento com a operadora CVC para intensificar a publicidade da região até o fim do ano e minimizar possíveis efeitos do vazamento de óleo no turismo.

A secretária de Estado do Turismo, Carina Câmara, destaca a importância da união de todos os estados. “Não estive presente por cumprir agenda no Piauí, mas nos foi repassado a todo momento e concordo com o que foi pautado. Aprovo a ideia de nos unirmos e com isso fortalecer nossa região que foi bastante atingida com relação ao óleo em nossas praias. Esse é o momento de nos fortalecer”, frisa a gestora do Piauí.

Outro tópico discutido foi a participação dos estados em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo. “Vamos tentar fechar um calendário unificado e participarmos juntos de alguns eventos do setor”, detalha o secretário Fausto Franco, da Bahia. Os estados também vão buscar recursos do Ministério do Turismo e da Embratur para investir em publicidade e reverter a imagem gerada pelo vazamento de óleo nas praias da região.

Fonte: Ascom-CE