A chegada dos novos técnicos à Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), setor responsável pela rede física das escolas públicas estaduais, deve agilizar a modernização dos novos projetos de construção, reformas e ampliações de todos os espaços escolares incluídos no programa PRO Piauí Educação em Teresina. O setor realizou a apresentação do programa aos novos profissionais aprovados no teste seletivo para o quadro técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os eixos temáticos de execução do programa, a organização da gestão de toda rede física das escolas e as funcionalidades dos sistemas utilizados pela equipe técnica.

Segundo Kátia Lemos, diretora da Ugerf, o enfoque é dar uma maior rapidez na execução destes projetos acompanhados pelos profissionais contratados. “Atualmente, temos em torno de 130 obras da rede física em execução e com a programação para mais 200 obras somadas entre os projetos que temos prontos, em licitação e em fase de análise no Piauí. Este reforço é essencial na fiscalização, no acompanhamento para que as obras não tenham problema durante a execução. Esta nova equipe, somada aos profissionais que temos na Ugerf, será importante para acompanhar e elaborar novos projetos”, disse.

A nova equipe é formada por profissionais nas áreas: Engenharia Civil, Engenharia Elétrico, Engenharia Agrimensor, Arquiteto, Geólogo e Técnico Ambiental; e Técnico de Nível Médio Substituto: Eletrotécnico e Cadista;

O superintendente de Gestão da Seduc, Herbert Buenos Aires, participou da apresentação do programa no seguimento da educação e a integração entre os setores da secretaria para dar celeridade aos projetos. “O PRO Piauí no seguimento da educação é um trabalho significativo que deixará um legado em todo o estado, pois são obras que impactam diretamente a vida do povo piauiense. Os novos profissionais vão projetar espaços que vão além dos aspectos estruturais e contemplam o bom funcionamento pedagógico. Os novos projetos pensados pela equipe resultam nesse alinhamento entre a área de ensino e o setor de obras, na qual as prioridades são voltadas para elevar, no final, o nível de ensino”, pontuou.

Em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a Seduc irá realizar o ” Diagnóstico Estrutural de Escolas da Rede Pública do Estado do Piauí” em mais de 400 unidades escolar através de um projeto de pesquisa envolvendo professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Fadex administrando e gerindo os recursos e uma equipe técnica.

PRO Piauí

O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistado na Justiça pelo Estado será aplicado em melhorias que visam reestruturar espaços físicos das escolas, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.

Fonte: Seduc