A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (16), a lista de classificados para a segunda fase do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). A prova da primeira fase foi aplicada no dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, e contou com a participação de mais de 60 mil estudantes.
A prova da 2ª etapa do torneio será realizada no próximo dia 24 de junho. O certame irá propor aos classificados a resolução de quatro problemas discursivos com pontuação de 20 pontos cada. A aplicação será realizada na própria escola ou em uma unidade pólo mais próxima da origem do estudante classificado, a ser definida pela Gerência Regional de Educação e divulgada em sua escola. A duração da prova será de duas horas, com início às 8h e término às 10h.
O TME² é um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) que visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas.
Ao final do torneio, 32 estudantes serão contemplados com medalhas de ouro para todo o estado, 63 com medalhas de prata e 105 com medalhas de bronze por Gerência Regional de Educação (GRE), além de 210 menções honrosas, sendo 10 por GRE. O cronograma do TME² prevê ainda a realização da “Jornada Especial da Matemática”, a ser ofertada aos 200 estudantes com melhores notas, por meio de uma imersão para um treinamento olímpico especializado.
Para o superintendente de Ensino da Seduc, Antônio Amaral, o torneio é uma oportunidade de intensificar a cultura olímpica e incentivar o estudo da matemática. “Torneios como esse, ou mesmo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), mobilizam a participação dos estudantes para as provas e oportunizam o aprimoramento das habilidades e conhecimentos matemáticos. Além disso, estimula a dedicação aos estudos e a busca constante pelo crescimento, preparando-os para os desafios futuros”, comenta Amaral.
O TME² é uma ação do Seduc Olímpica, mais um projeto do Acelera Seduc, que visa estimular o estudo da matemática. “É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas olimpíadas nacionais. Queremos que mais estudantes conquistem medalhas nas próximas edições da OBMEP e em outras competições”, finaliza o secretário.
Clique aqui para conferir o resultado.