Representantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e integrantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) participaram, nesta quinta-feira (11), de encontro virtual para tratar sobre o regime de colaboração nas ações mediadas pela tecnologia do Canal Educação, ferramenta que tem sido utilizada para o ensino remoto. Participaram do encontro 166 dirigentes municipais de educação.
Com a parceria, a Seduc disponibiliza às redes municipais aulas ao vivo e gravadas em todos os componentes curriculares para alunos do ensino fundamental de 6º e 9º ano, formações para professores e materiais estruturados, como, por exemplo, o caderno de atividades para as turmas que irão participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), bem como um espaço semanal para uso da Undime-PI, como destaca a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Maria de Lourdes Lopes.
“Esse encontro foi muito produtivo para ambas partes, pois a disseminação das aulas do Canal Educação ajudará muito os estudantes piauienses. Em contrapartida, a Undime-PI passa a ter uma ferramenta educacional complementar para o ensino fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano. Com esse encontro, percebeu-se o interesse dos municípios em adquirir conhecimento no uso dessa ferramenta”, afirmou a superintendente.
Érica Graziela, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, considerou o apoio extremamente importante para o desenvolvimento e qualidade das aulas remotas nas redes municipais e para o estudante piauiense da escola pública.
“Meus sinceros agradecimentos ao time do Canal Educação pelo primoroso trabalho que vem executando. O regime de colaboração no estado do Piauí tem se fortalecido muito no último ano e a Seduc tem sido uma grande parceira neste tempo de pandemia e nós, enquanto redes municipais, esperamos que as ações em parceria possam ser ampliadas a cada dia, com foco no fortalecimento e aprimoramento da qualidade da educação pública do nosso estado”, pontuou a presidente da Undime-PI.
A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo, destacou no encontro as ações implementadas pela Seduc durante a pandemia e que serão estendidas aos municípios
“Apresentamos toda a estrutura do Canal Educação em termo de oferta de ensino que faça sentido para uso das prefeituras. Os gestores viram como são produzidas as aulas, o funcionamento da plataforma, quais os materiais disponibilizados na plataforma, o calendário e horários das aulas e os programas de formação como o Mais Aprendizagem e a nova formação, fruto da parceria entre Canal Educação, Instituto Ayrton Senna e Undime, para chegar os municípios”, ressaltou a diretora.
Viviane detalha ainda que um novo profissional será responsável pela facilitação de informações entre as pastas. “Foi apresentado uma nova figura, que é o articulador de mediação tecnológica, e este será uma pessoa dentro da Undime responsável pela interlocução entre as agendas e ofertas de formações do Canal Educação do Ensino Fundamental e informações para as prefeituras e, assim, ampliarmos o apoio aos municípios”, disse Carvalhedo.