A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou, na última terça-feira (5), kits higiênicos às crianças e adolescentes atendidas pela Comunidade Terapêutica Feminina Casa de Ester. Além dos kits, o secretário de Educação, Ellen Gera, fez a entrega de material de limpeza para a instituição localizada no sítio Caneleiro, zona rural de Teresina.
Foram entregues 21 kits higiênicos, cada um com dois sabonetes, um creme dental, cinco máscaras, uma escova de dente, dois absorventes, um antitranspirante e um álcool em gel. A instituição, que oferta Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos por meio Seduc, recebeu ainda 16 pacotes com quatro rolos de papel higiênico, 12l de água sanitária, 24 unidades de detergente e 32 unidades de sabão em pó, além de dez cestas básicas.
“Parabenizo a Casa de Ester pelo excelente trabalho desenvolvido e informo que a Seduc continua ativa. Os professores e professoras do Piauí continuam seus trabalhos com as aulas remotas, pois a educação não pode parar, mesmo nesse momento de isolamento social, porque ela é essencial”, pontua o secretário Ellen Gera.
A Comunidade Terapêutica Feminina Casa de Ester é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2018 que atende crianças de 9 a 12 anos incompletos e adolescentes de 12 anos a 18 anos, mulheres em situação de extrema vulnerabilidade decorrente do uso abusivo de substâncias psicoativas. O local proporciona tratamento, reinserção familiar e recuperação dos vínculos, longe do uso de substâncias psicoativas lícita e ilícitas que causam dependência química, proporcionando às pessoas beneficiadas, desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade. Atualmente, as dez meninas atendidas pela casa estão assistindo aulas remotas, devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto da Casa de Ester, Elisoneide dos Santos, as meninas chegam à casa para tratamento por meio do trabalho integrado do Ministério Público, da 1° Vara da Infância, Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, fóruns das cidades vizinhas e Cendrogas. “As jovens são matriculadas na escola estadual Gervásio Costa. Três alunas acompanham as aulas da mediação, do 1º ano do Ensino Médio, e as outras estão distribuídas entre 5º ano e 9º ano, acompanhadas por três professores que dividem as disciplinas em sala multisseriada”, explica Elisoneide.
A coordenadora acrescenta que todas as atividades são realizadas dentro da casa para que elas não saiam. Durante a semana, permanecem apenas uma educadora, a cozinheira e o caseiro, pois as atividades externas e visitas estão suspensas. Apenas as técnicas realizam visita uma vez por semana e as quatro educadoras se revezam.
Outras comunidades
Além da Casa de Ester, a Seduc atende outras nove comunidades terapêuticas que também estão sendo beneficiadas com as aulas remotas do Canal Educação, são elas: Fazenda da Paz, Casa do Oleiro, Comunidade Terapêutica Shalom, Padre Pio, Betesda, Manancial da Vida, Nova Criatura, Nos Braços do Pai e Fazenda Ágape (São João do Piauí). Ao todo, são 18 turmas com 203 alunos.