A equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representante da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniram-se, nesta segunda-feira (10), na sede da Seduc, para iniciar a campanha de mobilização da rede estadual da educação para as inscrições da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2020.

A competição envolve a participação de professores e estudantes das redes públicas e privadas de todo o país. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (10) e vão até as 23h59 de 20 de março. As escolas deverão realizar a inscrição dos estudantes apenas no site da Obmep: www.obmep.org.br.

Criada em 2005, a olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

Em 2019, a 15ª edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de alunos inscritos, de 54,8 mil escolas. Aproximadamente 99,71% dos municípios brasileiros tiveram pelo menos um jovem concorrendo. A premiação concedeu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas.

A Seduc, que tem destaque no cenário nacional pelos bons resultados alcançados em edições anteriores da olimpíada, apoia a iniciativa desde a preparação dos alunos até a disponibilização do local das provas, a fim de, também, melhorar os índices educacionais como um todo.

Reunião trata sobre mobilização para a 16ª OBMEP

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, reforça o compromisso da secretaria. “A cada ano apoiamos as escolas e professores incentivando para que os treinamentos sejam cada vez mais focados na formação matemática básica para que os bons resultados continuem vindos”, afirma Maria José.

Como se preparar para a Obmep

A Obmep disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela Obmep estão videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes.

Premiação

Os alunos com melhores desempenhos na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoia a competição.