A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), por meio da diretoria da Unidade de Atendimento (UNICAT), promoveu um treinamento para os estudantes que integram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (CESVALE). A capacitação aconteceu, na manhã desta sexta-feira (10), no auditório 2, da Escola Fazendária, com a participação do diretor Paulo Roberto Holanda; do gerente da 3ª Regional de Atendimento (Gerat/Teresina), Irã Pimentel; e do Coordenador de Atendimento da Sefaz, Wagno Linhares.

Na oportunidade, os alunos foram treinados para auxiliar os cidadãos/contribuintes sobre as plataformas e serviços oferecidos pelo fisco estadual, disponíveis no site da Sefaz. “A Sefaz é uma das instituições que apoia essa iniciativa da Receita Federal de criar o NAF em parceria com as instituições de ensino superior. Estamos disponibilizando nossa equipe de atendimento para esclarecer dúvidas, informar sobre atualizações dos serviços oferecidos pela Sefaz, a fim de que esses estudantes possam ter uma melhor orientação profissional, inclusive de terem melhores oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho, e ainda para que possam utilizar esse treinamento para ajudar os cidadãos piauienses”, afirma o diretor Paulo Roberto Holanda Monteiro.

Treinamento para os estudantes que integram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Segundo o coordenador de Atendimento, Wagno Linhares, a Sefaz está sempre de portas abertas para contribuir com a formação desses alunos, para que possam melhor atender aos contribuintes piauienses. “Nesse treinamento, a gente mostrou como consultar informações do fisco estadual, que, normalmente, os alunos não têm acesso na universidade ou faculdades, portanto, realizamos uma abordagem mais prática, que eles vão utilizar para ajudar os cidadãos”, afirma Wagner.

O gerente da 3ª Gerat, Irã Pimentel, também apresentou outros serviços importantes, como o SIAT-web. Irã também ressaltou a importância dos estudantes já consultarem a Novo Regulamento do ICMS, publicado por meio do Decreto nº 21.866, de 06 de março de 2023, que dispõe sobre o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS do Estado do Piauí. O referido Decreto nº 21.866/23 rege as operações sujeitas ao ICMS a partir de 08 de março de 2023, ao tempo em que fica revogado o Decreto nº 13.500/2008 (antigo RICMS), que produziu efeitos de 1º de janeiro de 2009 a 07 de março de 2023.

Dentre os assuntos abordados durante o treinamento do NAF, estão a plataforma de atendimento virtual da Sefaz, a Teresa, que é pioneira entre os fiscos estaduais no uso da inteligência artificial; consulta de documentos eletrônicos (disponíveis nos Serviços em Destaque); acesso à Agência Virtual de Atendimento (e-ageat), que permite fazer consulta sem a necessidade de certificado digital; além de serem repassadas informações sobre como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFE), Nota Fiscal eletrônica ao Consumidor( NFC-e), consultar processos no Sistema  (SEI), além do acesso a certidões, dentre outros serviços.

Fonte: ASCOM SEFAZ-PI