A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) foi responsável, nos três primeiros meses deste ano, pela execução de importantes políticas públicas em benefício das pessoas com deficiência no Piauí, com ações em diversas regiões do estado, levando projetos de forma descentralizada para a população.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o órgão começou a cumprir as metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles e já concluiu o planejamento estratégico para os próximos anos. “O Plano de Governo dessa nova gestão tem destaque para a descentralização dos serviços, então, nosso esforço é para buscar dar continuidade nessas ações tão importantes que visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência nos nossos 224 municípios”, destaca o secretário.
Em uma das ações em benefício das pessoas com deficiência do Piauí, a Seid realizou a entrega de equipamentos de fisioterapia para o Hospital Estadual Júlio Borges de Macedo, localizado na cidade Curimatá, e para o Centro de Fisioterapia do município de Corrente. Os equipamentos auxiliarão no tratamento de reabilitação de pacientes da região.
A Seid também já realizou, em 2023, a implantação de quatro Academias Acessíveis (híbridas) nos municípios de Uruçuí, Teresina, Demerval Lobão e Santana do Piauí. Cada academia é composta por oito equipamentos. O projeto destina-se tanto para pessoas com deficiência como para as sem deficiência, com aparelhos adaptados que asseguram proteção para a realização de exercícios físicos.
Passo à Frente
O Programa Passo à Frente entregou, no mês de janeiro, 1.351 equipamentos para a população de Picos e outros 11 municípios da região. Na ocasião, foram distribuídos andadores, muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, coletes, órteses, próteses, coletes putti, bengalas e calçados ortopédicos.
A ação é executada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Governo do Piauí, por meio da Seid e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os municípios beneficiados nessa etapa foram: Alegrete, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Inhuma, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Picos, Santana do Piauí, Santa Cruz do Piauí e Sussuapara.
Cidade Inclusiva
Em março deste ano foi realizada a segunda edição do Cidade Inclusiva, projeto que dialoga sobre assuntos voltados às pessoas com deficiência e os caminhos para que estes sejam mais inclusivos e acessíveis. Durante o evento foram realizadas palestras, debates, apresentações artísticas e diversos serviços para mais de mil pessoas em Teresina, com a participação de mais de sessenta parceiros.
Foram cerca de cem serviços oferecidos, dentre eles: emissão de Passe Livre Intermunicipal; Passe Livre Cultura; Carteira de Identificação do Autista; primeira e segunda via do RG; Carteira e Certificado de Reservista; Cartão de estacionamento da Pessoa com Deficiência e do Idoso; inclusão no CadÚnico; vacina da Covid-19; orientações e exames de saúde; orientações jurídicas: TJ, OAB e Defensoria Pública; oficinas de beleza e corte de cabelo; exposições: Equoterapia e Jardim Sensorial; consulta e emissão de CRLV e CNH, entre outros.
Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado
Por meio de uma parceria entre o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (Cead/UFPI), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Seid, está sendo oferecido o Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a oferta de 800 vagas para professores das redes estadual e municipal, distribuídas em dez polos de Norte a Sul do Piauí, sendo eles: Bom Jesus, Floriano, José de Freitas, Parnaíba, Picos, Piripiri, Santa Cruz, São Raimundo Nonato, Simões e Teresina.
É o primeiro curso de especialização do Piauí que oferece formação para docentes nas turmas de AEE, com o objetivo de amparar as necessidades no ensino de pessoas com deficiência.
Posto de emissão do novo RG
Outra ação da Seid, nesses três meses, foi a inauguração de um posto destinado para a emissão da nova Carteira de Identidade Digital para Pessoas com Deficiência do Piauí. O posto é uma parceria da Seid com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).
O espaço fica localizado na própria Seid e o novo RG dispõe, de forma optativa, de símbolos para identificação das deficiências. O procedimento é realizado por meio do Instituto de Identificação Félix Pacheco e não precisa de agendamento. A emissão da primeira e da segunda via do documento são oferecidas de forma gratuita para as pessoas com deficiência.