A Secretaria de Estado da Justiça, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou, nesta terça-feira (30), a entrega dos certificados do Curso de Construção Civil, do Programa Qualifica Piauí, aos reeducandos da unidade penal Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, em Altos. Além dos certificados, uma casa de apoio foi construída pelos alunos do curso.
O secretário da Justiça, cel. Carlos Augusto e a secretária da Sasc, Regina Sousa, entregaram, inicialmente, a casa de apoio construída para ser utilizada durante as atividades de trabalho na unidade, como um local adequado para realizar as refeições e banheiro para uso dos internos.
Na mesma oportunidade, 54 internos concludentes do Curso de Operário da Construção Civil – Pedreiro de Alvenaria, com carga horária de 80 horas/aulas, receberam seus certificados em ato solene na capela ecumênica da unidade. Por meio desta parceria, 83 reeducandos concluíram o curso.
Para a secretária Regina Sousa, o estado tem que tomar conta dessas pessoas que cumprem pena no sistema. “Estamos muito empenhados em dar oportunidade de trabalho, por meio da qualificação, para essas pessoas que ao saírem precisam ter uma chance na sociedade. Com o certificado, ele pode provar que tem conhecimento. Inclusive uma lei foi aprovada recentemente para que empresas contratadas pelo estado tenham vagas destinadas para egressos”, destaca Regina Sousa.
“Esse momento também é de gratidão pela parceria e pela responsabilidade da ressocialização no sistema penal que precisa ser compartilhada por todos os órgãos. Essa unidade esta sendo reformada e a empresa já contratou reeducandos que passaram pelo curso. Só é possível ressocializar com educação e trabalho”, enfatiza o secretário da Justiça, cel. Carlos Augusto.