A Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nessa terça-feira (20), encontro entre os coordenadores, gerentes de unidades e conselheiros penitenciários. O objetivo foi apresentar e explicar as atribuições de cada setor multidisciplinar da secretaria.
De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Piauí, o defensor público da União Rômulo Plácido, ressaltou a importância do evento da Diretoria de Humanização que desenvolve importantes trabalhos que contribuem para o bom funcionamento dos estabelecimentos prisionais e também dos direitos humanos.
“O conselho é multidisciplinar e com pessoas que representam várias instituições e a comunidade. O colegiado tem dois papeis primordiais. O primeiro é fiscalizar a execução penal, verificando em suas inspeções se os trabalhos estão de acordo com o que prevê a Lei de Execuções Penais (LEP). Outro papel é o aspecto consultivo, quando oferece soluções e propõe medidas para aperfeiçoar o sistema”, disse Rômulo Plácido.
Segundo a Diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Geusélia Cavalcante, esse encontro serviu para o estreitamento de laços entre as instituições a fim de uma união para avanços no sistema prisional piauiense.
“Esse encontro foi importante para dialogar sobre as ações que a gente desenvolve e quais são as dificuldades que enfrentamos. O que a gente vê de positivo é a possibilidade de estreitar laços. Na medida que a gente discute e leva a informação do que a que gente faz, as pessoas conhecem o que temos promovido, trazendo um olhar para dessas instituições para o modo como podem também contribuir para que a gente consiga promover e prestar um serviço com mais eficácia dentro do sistema prisional”, ressaltou a diretora.