A Secretaria de Justiça, por meio da Coordenação de Psicologia, realizou nesta sexta-feira (18) uma palestra de conscientização contra o alcoolismo para internos da Cadeia Pública de Altos. Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) foi convidada e esteve na unidade penal para o diálogo com os custodiados.

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado no dia 18 de fevereiro em todo o País. Ao longo do mês, a Sejus fará atividades nas unidades penais com o intuito de conscientizar a população carcerária sobre os malefícios do álcool.

“Diante do número alto de reeducandos diagnosticados com alcoolismo e dependência química, durante todo o mês, estamos realizando ações destinadas ao tratamento dessa doença, conscientizando sobre as causas e consequências que ela causa na vida das pessoas, assim como, também, fazendo uma psicoeducação sobre onde eles poderão buscar ajuda quando deixarem o sistema prisional”, disse a Coordenadora de Psicologia da Sejus, Emanuele Leal.

Além da Sejus, a ação teve a participação da Coordenadora Estadual de Enfrentamento às Drogas, Cida Santiago, e, ainda, das psicólogas Pollyana Teixeira e Amanda Probo.

“Esse momento é importante pois a gente leva essa motivação às pessoas que estão encarceradas, já que elas precisam ter um norte quando sair daqui, como lidar com essa questão da droga lá fora. Em muitas das vezes, as drogas trazem eles para cá e a importância desse encontro foi poder trabalhar o interior deles para que quando saiam daqui não reincidam”, ressaltou Cida Santiago.