A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está reforçando, diariamente, a alimentação dos reeducandos e a entrega de produtos de higiene pessoal e de limpeza nos presídios do Piauí, nesse período de suspensão das visitas presenciais nas unidades penais, em virtude da pandemia da Covid-19.
Segundo o gerente da Penitenciária Regional Irmão Guido, Maceone Pinheiro, os internos recebem biscoito, suco, café, sabonete, água sanitária e outros produtos. “Estamos garantindo esses lanches e materiais de higiene nos pavilhões para que os reeducandos se higienizem e se previnam contra o coronavírus”, diz Maceone.
Carlos Johnny, interno da unidade penal, se diz grato com a iniciativa. “Estão sendo prestativos, a unidade está cooperando e não está deixando faltar nada, material de higiene e alimentação”, conta o reeducando.
O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, reforça a importância da ação. “Com esses alimentos e materiais, os reeducandos se sentem cuidados, percebidos, e as famílias se sentem mais tranquilas. É hora de nos unirmos e pensarmos na saúde e segurança de todos”, afirma o gestor.
Visitas virtuais
A Sejus está implantando, de maneira inédita no estado, as visitas virtuais, que possibilita o contato do reeducando com seus familiares por meio de videoconferência. A ferramenta já está sendo implantada em quase todas as unidades prisionais do Piauí e ampliada para as demais.