A Associação Fraternidade – O Amor é a resposta, entidade parceira da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí, realizou nesta terça-feira (21), dentro da programação da Semana de Políticas Sobre Drogas, um diálogo social com o tema “Estratégias de Prevenção à violência relacionadas às crianças e adolescentes”.

O Público do diálogo foram os alunos das turmas de judô, ballet e skate que estiveram atentos às orientações repassadas por alunos de psicologia. “Fizemos uma conversa sobre como o consumo de drogas pode interferir na vida de um jovem com o auxílio de estagiários de psicologia da UNIFACID. Também assistimos a um vídeo muito ilustrativo sobre o processo que leva a pessoa ao uso experimental até os abusivos, passando a ser dependente”, comentou Rita Lisboa, presidente da Associação Fraternidade.

“Foi um momento muito interessante para as crianças e adolescentes que participaram ativamente trazendo suas contribuições e foi enriquecedor para a organização”, acrescentou.

Reginaldo Santiago, gerente de apoio técnico da CENDROGAS, participou da atividade e comentou sobre a importância da prevenção às drogas no esporte. “Prevenir crianças e adolescentes através da prática do esporte é muito importante porque traz o caminho para não utilizarem as drogas que acabam retirando as oportunidades e capacidade”, finalizou Reginaldo.

Associação Fraternidade

A Associação Fraternidade é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundada em 2007, tem como finalidades principais: Realizar Intervenções comunitárias para melhorar as condições de vida dos moradores da Vila Ferroviária, Conjunto Murilo Resende e outras localidades de Teresina. Para tal utiliza, desde de 2008, a Metodologia do Tratamento Comunitário, que por sua vez é um método de trabalho com pessoas, grupos, comunidades e redes que vivem em contextos de alta vulnerabilidade e exclusão social. Essa proposta está composta de cinco eixos articulados entre si (Prevenção/Assistência Básica/Educação/Tratamento/Trabalho).

De acordo com a entidade, os resultados da parceria com a CENDROGAS foram a melhoria da qualidade de vida de 150 pessoas que estão mais conscientes dos riscos do consumo problemático das drogas e da importância de cultivar uma cultura de paz e ter os devidos cuidados com a saúde, além de ter aumentado a autoestima e perspectivas de vida dos mesmos.