A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) trabalha para avançar na área de meteorologia e de hidrologia. Na sexta-feira (13), a Diretoria de Recursos Hídricos da Semar apresentou a representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), o novo local em que será instalado o Centro de Meteorologia do Piauí, aliado ao projeto de modernização da Sala de Situação, que inclui aquisição de novos equipamentos e ampliação do quadro técnico especializado, medidas indispensáveis para um monitoramento eficaz das condições de clima e de eventos críticos naturais no Estado.
Na ocasião, o diretor de Recursos Hídricos da Semar, Eryson Tiago, reuniu-se com a equipe da Sala de Situação da Gerência de Hidrometeorologia e com as servidoras da ANA, Alessandra Daibert e Priscila Monteiro, para avaliação e discussão das atividades realizadas. A sala de situação objetiva monitorar e dar informações mais rápidas e detalhadas sobre eventos hidrometeorológicos críticos, como tempestades, cheias e secas subsidiando os órgãos de Defesa Civil municipais e estadual nas tomadas de decisão.
Foi destacada ainda a importância do uso do Mapa do Monitor de Secas como ferramenta de tomada de decisão no enfrentamento das secas no Piauí. “No nível federal o Monitor de Secas é coordenado pela ANA, que articula com os estados a logística de elaboração e construção mensal do mapa que apresenta um retrato, uma fotografia da seca atual da região, assim como, das condições dessa seca: severidade, evolução espacial e no tempo”, explica Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.
“No Piauí, a Semar é o órgão responsável pelo processo de elaboração do Mapa e pelo acompanhamento regular das condições de seca no Estado, realizado pela Sala de Situação”, finaliza o diretor de Recursos Hídricos da Semar, Eryson Thiago.