A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, trabalha junto ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no cadastro e na regularização de usuários de águas subterrâneas do Piauí. Durante o mês de novembro, entre os dias 4 e 8, uma equipe estará no município de Oeiras.

“O cadastramento, que é gratuito, é importante para conhecer e diagnosticar a situação atual das águas dos poços tubulares do estado, podendo, a partir disso, direcionar ações”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro.

Segundo a diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia, “o cadastro deve ser feito por todos os usuários que fazem captação de água, sejam pessoas físicas ou jurídicas, utilizando para irrigação, produção, ou qualquer outra forma que altere o regime, a quantidade ou a qualidade dos corpos d’água. Para se cadastrar, o usuário precisa apenas apresentar RG, CPF, CNPJ (Pessoa Jurídica), comprovante de residência e dados da localização do poço”.

O atendimento ao público será nos dia 8, na Câmara Municipal de Oeiras, localizada na Praça da Bandeira, n. 231, Centro. Aliado ao cadastro, a Semar e a CPRM fazem um trabalho de conscientização da população em relação à outorga de uso dos poços tubulares. A ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial.