Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), está divulgando uma série de conteúdos especiais no Instagram da secretaria. A programação inicia dia 26 e se encerrará dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Pela necessidade de se adequar ao contexto de isolamento social devido a pandemia do corona vírus, a programação será executada exclusivamente via redes sociais.
São dez posts especiais sobre temas simples que remetem ao meio ambiente, como gerenciamento de resíduos sólidos domésticos e a importância da destinação correta de resíduos fármacos e pilhas. Teremos também vídeos palestras com os auditores fiscais ambientais da Semar, como temas que incluem a relação entre meio ambiente e direitos humanos; o controle da origem dos produtos florestais; e a relação entre animais silvestres e a pandemia que estamos vivendo.
No dia 1º de junho, a secretária Sádia Castro participa de uma live abordando meio ambiente como fator estratégico para o desenvolvimento social. “O confronto de ideias entre defensores do meio ambiente e do desenvolvimento não pode servir de desculpa para a separação desses dois direitos humanos fundamentais que são coligados e que devem ser respeitados reciprocamente”, destaca a gestora.
Animais silvestres e Pandemia
As ações desenvolvidas pelo escritório regional da Semar em Parnaíba foi tema da participação da auditora ambiental Vaneska Vasconcelos. Por abranger todo o ecossistema marinho do Piauí, o escritório da Semar no litoral desenvolve ações bem específicas, que visam proteger a diversidade da vida e a paisagem local.
Outro tema tratado durante a programação da Semar foi a destinação correta de resíduos fármacos, pilhas, baterias e lâmpadas, tendo em vista que são produtos tóxicos e necessitam de um descarte adequado. O licenciamento florestal, que faz parte dos serviços desenvolvidos pela Semar foi conteúdo abordado pelo auditor ambiental Francisco Mscarenhas. “O licenciamento é um instrumento da política florestal do Estado. É o que dita a regularidade, legalidade manejos de corte, supressão ou transplante de árvores nativas. O licenciamento é que o que garante a sustentabilidade”, relata Mascarenhas.
Na quinta-feira (28), a programação vai tratar sobre o impacto ambiental do descarte de máscaras durante a pandemia. O conteúdo divulgado pretende estimular o uso de máscaras reutilizáveis, deixando as descartáveis apenas para uso exclusivo dos profissionais da saúde. Outro ponto que será trabalhado relaciona o meio ambiente e a pandemia, assunto tratado pela auditora fiscal Assuena Alvarenga. Ela contextualiza como o comércio ilegal de animais silvestres favorece o surgimento de pandemias como essa que estamos vivendo.
Energias renováveis, gestão ambiental e unidades de conservação
No dia 29 de maio, as energias renováveis estarão na pauta e a Semar vai divulgar um post sobre o destaque do Piauí nesta área. Além disso, o consultor em Geoprocessamento, Marco Aurélio Lira, vai mostrar como o drone é uma tecnologia indispensável para gestão ambiental. O tema é “Gestão ambiental com drones: Tecnologia que veio para ficar”.
Dando prosseguimento, as Unidades de Conservação piauienses entram na pauta. Um mapa interativo vai mostrar de forma dinâmica a beleza e a riqueza desse patrimônio natural piauienses. As UCs estão na programação do dia 30. No mesmo dia, Helena Mesquita, técnica em Educação Ambiental da Semar, explicará sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria no litoral.
Já no dia 2 de junho, o auditor ambiental, Daniel Guimarães, tratará sobre meio ambiente e direitos humanos. Na sequência, no dia 3, os resíduos dos serviços de saúde e a pandemia será tema do auditor ambiental Ricardo Carvalho. Na véspera do Dia do Meio Ambiente, Grattyelle Teles vai abordar o uso de geotecnologia na gestão ambiental.
No dia 5 de junho, encerramos a programação com o auditor ambiental, André Nogueira, destacando a importância das outorgas de uso da água.