Um grupo formado por representantes dos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia debateu, na manhã desta quarta-feira (22), na Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi), os caminhos para uma produção agrícola sustentável, entre outras pautas. A região do Matopiba que compreende a fronteira agrícola desses estados é responsável por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.
A Secretária de Meio, Sádia Castro destaca a importância da reunião. “A agricultura, a área de produção e o meio ambiente, bem como a preservação têm que andar juntos. Por isso a importância dessa reunião para que esses estados que compõe o Matopiba trabalhem de maneira alinhada e sustentável”, salienta.
“Produzir com mais qualidade não custa caro. Não vai aumentar o seu custo de produção de maneira a te assustar, mas vai valorizar o seu produto. A gente tem que quebrar essa resistência. Nós temos que caminhar pra aumentar a produção de alimentos sustentáveis, esse é o caminho. Eu tenho certeza que em um esforço da Secretaria de Meio Ambiente, de cada estado, junto com a Secretaria de Agricultura, nós vamos fazer isso rápido”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, César Halum.