A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar), promoveu audiência pública na terça-feira (4), no município de Dom Inocêncio. A audiência teve como finalidade a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente ao licenciamento ambiental do Complexo Eólico Dom Inocêncio Norte.
Durante o encontro, foram prestados esclarecimentos à população sobre as intervenções propostas para implantação do projeto e as medidas de prevenção, atenuação e compensação ambiental. O empreendimento pleiteia a instalação de um Complexo Eólico em uma área de 22.886,89 hectares, com um total de 72 aerogeradores (gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica).
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, que presidiu a mesa, ressaltou que a audiência promove uma maior aproximação entre órgãos governamentais, empreendedores e população. “Esse é o momento de ouvir as partes, em especial os anseios e duvidas da população. A audiência publica é esse mecanismo de participação da comunidade dentro do processo de Licenciamento Ambiental”, ressalta.
Os moradores da região acreditam no impacto positivo da implantação do Complexo. O inocentino Pedro Laurentino vê a instalação do parque eólico como uma oportunidade. “A minha esperança é aquela: que traga emprego pra gente, pros meus filhos que são muitos”, explica.