Representantes de órgãos do meio ambiente de todo o país se reuniram nesta quinta-feira (25) para uma intensa agenda de debates sobre a política ambiental brasileira, durante a 112° Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), em Palmas, no estado de Tocantins.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, participou da agenda de debates e será responsável por coordenar o grupo de trabalho de financiamento dos programas e serviços ambientais na Abema.“Mais um trabalho importante em que a Semarh tem a honra de colaborar, dessa vez, de modo ainda mais significativo”, destacou o secretário.
Durante o encontro, foram realizadas as apresentações das câmaras técnicas e grupos de trabalhos da Abema. O grupo de trabalho dos programas e serviços ambientais tem como objetivo a articulação, troca e capacitação sobre temas, processos, oportunidades e desafios na implementação das agendas ambientais, além de buscar a participação na implementação da política nacional, minimizando prejuízos aos estados que já estão promovendo ações anteriores.
A reunião desta quinta, também destacou atividades sob responsabilidade do grupo de trabalho de financiamento dos programas e serviços ambientais. Entre as atribuições, estão a troca de informações sistemática entre os estados para acionamento e colaborações, apresentações de experiências, articulações com o Governo Federal, por meio da participação nos diálogos sobre regulamentação de lei, especialmente em relação aos cadastros, e participação dos estados no colegiado de governança, entre outras atribuições.
A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais do meio ambiente. A entidade reúne 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos, além de diversos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.