O Programa Semear Internacional lança, em 2020, a primeira edição do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que vai escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é dar mais visibilidade a essas ações e os impactos positivos que elas causam na vida de agricultores e agricultoras familiares, tanto do semiárido nordestino como de todo o Brasil.
O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as reportagens precisam ter sido veiculadas em canais da mídia local e/ou nacional – sejam eles públicos ou privados. São quatro categorias: impresso, que premiará matérias e artigos publicados em jornais e revistas; televisão, que selecionará produções exibidas em canais – abertos ou fechados – de TV; rádio, que escolherá conteúdo transmitido em estações AM ou FM; e internet, que destacará textos postados na mídia on-line e de perfil jornalístico.
Poderão concorrer as reportagens veiculadas entre os dias 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020, que abordem temas como: técnicas de beneficiamento de produtos, comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos financiados pelo FIDA, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, além de trabalhos voltados a quilombolas e indígenas.
A comissão julgadora – formada por dois integrantes do Semear Internacional e três convidados – escolherá dois trabalhos de cada categoria. O primeiro lugar de cada categoria recebe, além do troféu e do certificado, um prêmio no valor de R$ 12.500,00. Já o segundo lugar recebe, cada um, a quantia de R$ 5.000,00. Em caso de empate, o prêmio será divido igualmente entre os concorrentes que empataram.
As inscrições serão abertas no dia 1º de abril e vão até 15 de julho de 2020. Para participar, é preciso preencher um formulário e enviá-lo, junto com a reportagem, pelos Correios à Coordenação do Programa Semear Internacional, no endereço: Rua da Graça 164, Graça, Salvador, Bahia, CEP 40150-055, seguindo as orientações de postagem descritas no edital.
Só serão aceitas inscrições recebidas até o dia 15 de julho de 2020. Então, é importante o candidato se programar para enviar o material com antecedência.
Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria. O resultado do Prêmio de Jornalismo será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.
Baixe aqui o Edital
Acesse aqui o formulário de Inscrição
Acesse aqui para saber mais sobre os projetos : Projetos FIDA no Brasil
Sobre o Semear Internacional
O Semear Internacional é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Seu objetivo é promover a gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, facilitando o acesso a saberes, inovações e boas práticas que possam ser adotados e replicados pela população rural para melhorar suas condições de vida e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.
Sobre o FIDA
O FIDA é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma. Investe na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência. No Brasil desde 1980, as operações financiadas pelo FIDA no Brasil incluem seis projetos que beneficiam mais de 250 mil famílias.
Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Está presente no Brasil desde 1964, atuando em projetos com governos municipais, estaduais e federal.