No segundo dia do Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas, que ocorre no município de Campo Maior, técnicos das Secretarias da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos (Sasc), da Saúde (Sesapi), da Educação e do Ministério Público ministraram oficinas para os técnicos e gestores que atuam na primeira infância.
No primeiro dia de Seminário, participaram mais de 250 técnicos de 28 municípios, que contribuíram com informações, dados e ideias de soluções para a construção do Plano Estadual para a Primeira Infância.
A superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mupurunga, comemorou o número de participantes e o nível das contribuições dadas pelos técnicos dos municípios. “Foram intervenções importantes trazendo informações valiosas sobre todos os municípios e que vão contribuir bastante com o fortalecimento do plano,” diz Janaina.
Os técnicos da visitação aos domicílios do Programa Criança Feliz participaram de oficinas, com representante do comitê gestor da Sesapi, Cassandra Muniz, e do coordenador Estadual de Aprendizagem do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa da Seduc, Lia Sousa.
Durante o evento, os técnicos e gestores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ainda tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre registro civil de nascimento e acesso à Justiça.
Até o mês de outubro, a Sasc irá realizar mais oito seminários descentralizados para o fortalecimento do plano, através da disseminação da temática e do engajamento dos atores sociais envolvidos, considerando a extensão territorial piauiense e sua diversidade cultural, bem como a importância do investimento em políticas públicas para a primeira infância.