Está sendo realizado deste quarta-feira (11), no Diferencial Buffet, o Seminário Estadual do Sistema Único da Assistência Social, (Suas). O evento, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), contou com a participação de autoridades nacionais e locais.
Durante a abertura do evento, o secretário da Sasc, José Santana, ressaltou a importância do Seminário “este evento visa aproximar gestores da assistência social dos mais diversos municípios de todas as regiões do Piauí. Esperamos que as informações aqui repassadas sirvam para diminuir questionamentos que possam vir a comprometer a adesão de beneficiários a este importante programa social. Vamos aproveitar este evento e mitigar qualquer empecilho ou desinformação que impeçam que os piauienses contemplados com o Auxílio Brasil abram mão de um direito adquirido, talvez exatamente num momento em que mais precisem”, disse Santana.
A secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, ressaltou a importância da capacitação para todos que trabalham com o Suas. “Teremos uma capacitação para técnicos e gestores municipais feita em parceria com a gestão estadual. Profissionais bem capacitados levam atendimento de qualidade à população. A partir do entendimento prévio de quais os temas e as principais dúvidas que os gestores e técnicos tinham, nós elaboramos um material de apoio para essa capacitação”, ressaltou.
Já a secretaria municipal de Assistência Social de Porto do Piauí e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Lurdes Sousa, explica que as capacitações são de extrema importância para os trabalhadores dos Suas. “Para nós, esse evento faz com que a gente, além de ter mais conhecimento, possa debater o rumo da Assistência Social nos municípios”, pontua.
A programação do Seminário continua, nesta quinta-feira (12), com palestras sobre as ações estratégicas do Suas, com destaque para a área de Vigilância Socioassistencial; o Programa Auxílio Brasil e o Programa Piauí Acolhe, além de debater o papel da Proteção Social Básica como estratégia de prevenção das situações de risco ou violação de direitos humanos de famílias e indivíduos nos territórios.