Acontece, nesta quinta-feira, 14, III Seminário Estadual do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que será promovido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial. O evento será na modalidade on-line, pela plataforma Webex Meet/Rede Sasc, no horário de 9h às 12h.
Como o tema “Estratégias e Desafios para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Piauí”, o seminário será um importante momento de debate sobre a situação do trabalho infantil no Estado e quais serão os próximos passos para o enfrentamento do problema em todo o Piauí.
O gerente de Proteção Social Especial, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Abuso e Exploração Sexual da Sasc, Ananias Cruz, explica que os debates se darão a partir de dados de um relatório elaborado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) que traz, entre outras informações, as principais características do trabalho infantil no Piauí.
Segundo o relatório, que foi elaborado no ano de 2019, o Piauí tem uma taxa de trabalho infantil acima da média nacional (cerca de 7%, enquanto a média nacional é de 5,2%). “Não podemos aceitar mais esse tipo de trabalho. Não podermos aceitar crianças fora da escola desenvolvendo atividades que não vão levar posteriormente a um bom emprego, um trabalho, uma profissão”, enfatiza Ananias Cruz.
O seminário será também um importante espaço para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, possibilitando a união de entidades envolvidas. “Trabalhar os gestores, técnicos e profissionais da Rede Suas para que a gente possa estar não só discutindo, mas também trabalhando ações e estratégias que venham garantir e fortalecer as ações de proteção a essas crianças e esses adolescentes”, diz Ananias.
Confira a programação:
MANHÃ
14h – Abertura da Sala
Boas vindas e apresentação dos presentes.
Ananias Cruz – Gerente de Proteção Social, Enfrentamento ao Trabalho Infantil Abuso e Exploração Sexual – SASC
Facilitadores:
Arley kauan Brito morais – Rede de jovens do FNPETI
Dr. Antonio de Oliveira Lima – Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, idealizador e Coordenador do Peteca
DADOS DO PIAUÍ SOBRE O TRABALHO INFANTIL
Estatísticas sobre a situação do Trabalho Infantil: Características do Trabalho Infantil – Piauí.
DEPOIMENTOS E APRESENTAÇÕES ESPONTÂNEAS
Crianças e adolescentes dos SCFV, projetos, programas ou serviços da gestão municipal ou das entidades não governamental.
RODA DE CONVERSAS
Questões para reflexão e discussão
1. O que é o Trabalho Infantil na visão de vocês.
2. Porque as crianças e adolescentes são obrigadas a trabalhar?
3. O que diz a lei sobre a proibição do Trabalho Infantil?
DEBATE E ENCAMINHAMENTOS
Ananias Cruz – Gerente de Proteção Social, Enfrentamento ao Trabalho Infantil Abuso e Exploração Sexual – SASC
17h – Encerramento e agradecimentos