A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, deu início ao I Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social), nesta quinta-feira (22), no município de Campo Maior. O projeto conta, ainda, com a colaboração das secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi).

Após a solenidade de abertura, duas mesas temáticas marcaram o início das atividades. Inicialmente, debateu-se a importância da primeira infância no contexto das políticas públicas no Piauí. Em seguida, o tema foi a intersetorialidade nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Ao longo de oito seminários, que serão realizadas até o final deste ano, serão discutidas a elaboração e formalização do Plano Estadual da Primeira Infância no Suas. Os eventos irão englobar todos os territórios de desenvolvimento do Piauí. “O nosso intuito é reunir autoridades, gestores, agentes sociais e afins para nos ajudar com a criação deste plano, que será norteador das políticas políticas voltadas às crianças do Piauí”, disse Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do estado.

Segundo a secretária da Sasc, Regina Sousa, os seminários alertam para a importância dos municípios na execução das políticas públicas voltadas às crianças. “Cuidar das crianças é cuidar do nosso futuro. E fazer isso é responsabilidade de muitas partes, inclusive dos municípios, que são os principais provedores da educação infantil e do ensino fundamental. Então, os seminários pretendem fazer essa integração com os municípios, apresentar o pacto e reforçar a importância deles nesse processo”, destacou a secretária.

Representantes da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) também participam das discussões nos dois dias de evento. “A primeira infância abrange as crianças com idade de 0 a 6 anos. Nós, enquanto Secretaria de Mulheres, podemos pensar propostas para o plano que incluam as mulheres grávidas e mães de crianças que fazem parte do programa”, explica Karla Costa, coordenadora de Garantia dos Direitos e dos Cuidados da Sempi.

Dentro da área da saúde, a Sesapi trabalha o pacto levando atendimento para as crianças de zero a seis anos, por meio da “Carretinha da Saúde”, que vai percorrer o estado levando atendimentos para este público. E, para entender as necessidades na área da saúde do público da primeira infância dessas regiões, as equipes da Sesapi também estão realizando oficinas durante o seminário. “Estamos discutindo essas demandas para a elaboração de ações para o estado e os municípios fomentarem políticas públicas no âmbito da primeira infância e esse momento de discussão nos ajuda a entender cada demanda” explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

O prefeito de Campo Maior, João Félix, exaltou o fato do município receber o primeiro seminário, que conta com a presença de representantes dos territórios dos Carnaubais e Cocais. “É com muito orgulho que estamos sediando o início desse projeto e recebendo as várias lideranças dos 38 municípios que compõem esses territórios. Estamos discutindo uma pauta muito importante e iremos abraçá-la, afinal, investir nas crianças é investir em desenvolvimento”, pontuou o gestor.

Nesta sexta-feira (23), o evento será finalizado com novas discussões e oficinas de trabalho. Na oportunidade, técnicos do Suas e visitadores do Programa Criança Feliz irão definir as contribuições de cada município na elaboração do Plano Estadual.

O segundo seminário está programado para acontecer em agosto, em São João do Piauí, com a participação de representantes dos municípios que compõem ao território da Serra da Capivara. O último acontecerá em Teresina, no mês de dezembro, onde o Plano Estadual será apresentado oficialmente ao público.