A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) promove o seminário estadual “Marias da Penha: pelo fim da violência contra a mulher”, na quarta-feira (30), como culminância da campanha do Agosto Lilás. O evento ocorrerá a partir das 8h, no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde.

Na programação do evento, estão debates sobre a Lei Maria da Penha e os desafios institucionais na pactuação entre os entes públicos no enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante o mês de agosto, a secretaria realizou diversas atividades, seja como organizadora ou como parceira de outros órgãos. Da mesma forma, os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) também realizaram diversos momentos: ações de prevenção, rodas de conversas, palestras e atividades esportivas.

“O seminário será o momento em que a Sempi irá apresentar o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher, que está sendo elaborado. A consultora fará uma análise dos dados parciais, que serão apresentados para a sociedade piauiense, para a rede de atendimento, para os órgãos governamentais, em especial a Saúde, a Educação, a Assistência Social e a Segurança”, disse a diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Sempi, Ana Cleide Nascimento.

De acordo com Ana Cleide, também estarão presentes representações dos OPMs dos 35 municípios. O objetivo é que a Sempi possa dialogar para saber como estão as políticas voltadas para as mulheres nesses municípios. Confira, a seguir, a programação do seminário.